domingo, 20 de setembro de 2009

Para quem não procurava muito eu achei bastante

Bienal de quê?

Hoje eu fui ao Riocentro, último dia de Bienal. Não havia muitas certezas sobre o que eu estava procurando. Acho que era só mais uma coisa para eu ter o que falar. Eu queria comprar uma gramática da língua portuguesa, um livro de conjugações verbais em espanhol e o original do Cién años de soledad, mas ficava mais barato comprá-los na lojinha da Letras. Nem fiquei chocado. Condescendente de minha posição marginal na bienal, corri para o único lugar onde se era possível encontrar livros de qualidade, a Casa da Cultura.

Além disso, a editora da Folha de São Paulo produzira uns bons e acessíveis ($$$) livros para um cara que acaba de perder algumas turmas, encontra-se com problemas financeiros, mas não quer deixar sua biblioteca parar de crescer. Saldo total da batalha: sete bons livros sem contar a entrada, já que professor (opa!!! quer dizer) instrutor de espanhol, não paga. Cômico, mas ninguém riu além de mim, quando ao entrar fui questionado sobre a aparente precocidade da minha idade em relação a minha profissão

Hoje em dia qualquer um é professor e qualquer um se apodera de um livro, pensei. É, eu sei, sou maior que isso sem precisar me esforçar, mas passei por isso para saber que nessa profissão, que não é a minha, me faço diferir dos colegas por não saber o meu lugar, a tênue distância entre a carteira e o púlpito. Essa minha ignorância me faz um transeunte eficaz na matemática do magistério, do aluno e do leitor. Sim, essa é a minha profissão: Leitor. Hoje eu vi poucos, quase nenhum.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ah,me identifiquei horrores!Tanto na parte do Profissão Leitor,quanto na parte da desconfiança da idade para a profissão!
Tá difícil achar livrarias e sebos bons viu,tá difícil...
Bjo

Tute Braga disse...

É foda mesmo... e olha que você não é mulher e nem tem cara de ter 16 anos, como eu...
É foda...
Mas, pelo menos, você conseguiu comprar os livros! Eu nem consegui chegar à Bienal! rs
Bjossss

Ðαny disse...

Eu discordo da Tute! Você tem cara de 15 anos! ahahahhahahahahaha :p
Brincadeira! Tá! Metade brincadeira, metade constatação.

Igual à Tute, eu também nem fui à Bienal. Acho que a explicação que eu não soube dar (ou não QUIS DAR)às pessoas que ficaram abismadas com isso ("O QUÊÊ?! VOCÊ? DA ÁREA DE LETRAS, NÃO FOOOII?!") encontrei nas últimas linhas do seu texto: "Hoje vi poucos [leitores]". O tesão que eu tinha de andar, ler, parar, comprar ou não, rir e analisar, sentir cheiro de livro novo, me emputecer com o preço, tudo isso eu vi perdido num mar de comércio e disputa das editoras. Daí, nem cheguei levantei do sofá pra ir até lá.
É foda.

Bjão :)

(tem novidade no meu! apareça!)

Mauricio Maia Vinhas de Azevedo disse...

Eu pago entrada, inferno. Ah, os preços na última bienal em que fui estavam o mesmo preço que na Saraiva... Pra que esperar 2 anos?

Unknown disse...

Eu também não quero deixar a minha biblioteca parar de crescer.. custe o que custar!